segunda-feira, 18 de abril de 2016

ARQUITETURA E CINEMA II

CIDADES+ CINEMA
PARIS:  MARAVILHOSA CIDADE  MUITO BEM REPRESENTADA EM: "O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POLAIN"

Neste filme mostra a maravilhosa cidade de Paris, o filme é de  2001, mas a história se passa em 1997, ano da morte da Princesa Diana, me lembro exatamente pois estava em Paris neste ano de 1997 então posso comparar o que filme deixou de demonstrar na cidade. O filme passa-se no bairro de Montmartre, uma curiosidade que verifiquei foram que todas as cenas com restaurantes McDonald's, com a estrutura de aço e de vidro do Centro Pompidou, ou as torres do bairro da Défense foram apagadas por computador, para dar o ar vintage e histórica a cidade, sem interrupções moderna (creio eu) meio exagerado pois em 1997 o Mc Donalds já existia normalmente na  Rue di Rivoli, e La Defense alinhado com o Arco do Triunfo também já estava lá demosntrando a modernidade com ar hightec a cidade. Mas o conceito de vintage sem a modernidade de La defense fosse necessário essa pequena transformação.
 Esse filme é lindo, mas o melhor dele está na fotografia, mostrando a artística região de Montmartre, seus bistrôs, galerias de arte, algumas subterrâneas em uma das cidades mais belas do mundo a minha Paris, visão de vinte anos atrás. Mesmo quem vá a cidade nos tempos atuais deve assistir a este filme, porque provavelmente você vai sentir vontade de subir as ruas de Montmartre e visitar a praça onde ficam os pintores, as galerias subterrâneas de arte, um cenário maravilhoso.

                        

Rue des Trois Frères fica a quitanda do Collignon, o vizinho de Amélie e seu ajudante Lucien. A quitanda que é bem antiga se chama Au Marche de la Butte


Parece cenário de filme, mas não é, Paris inteira parece um cenário, essa Rua Norvins  também  na região de Montmartre atrás da lindíssima igreja de Sacre cour (ao fundo), na esquina o tradicional bistrô Le Consulat parada obrigatória para o vinho.


Café des 2 Moulins no artístico bairro de  Montmartre, café no estilo art deco onde Amelie trabalhava, fica na esquina da Rue Lepic com a Rue Cauchois, o famosos creme bruleé que Amélie experimentava  foi chamado de “Creme brulee de Amelie” depois do filme. sobremesa mais pedida da casa!
A cozinha de Amelie, retro e vintage, muita cor e mistura de revestimentos, detalhes dos azulejos coloridos que agora retornam como tendência.

O dormitório, fundo em vermelho com áreas vintage, mantem o equiloibrio nosquadros simétricos e abajoures.
O apartamento mistura toques de vintage e kitsch, papel de parede dourado remete a clássica cidade, aparador e detalhes nas paredes.

Maravilhoso filme!  Fãs de arquitetura e design assistam Amelie Polain! e planejem o roteiro passando pelos locais que Amelie frequentava a começar da bela Montmartre.





.

ARQUITETURA E CINEMA I

piu bela Roma!
A PRINCESA E O PLEBEU (ROMAN HOLIDAY)

A arte inspira, e assistir a sétima arte é muito inspirador! Um bom filme com uma sequência de belíssimas arquiteturas ou mesmo com cidades que impressionam a todos, qual arquiteto e ou designer que não gosta? Aliás mesmo sem ser arquiteto ou designer , belíssimas paisagens e locais de tirar o folego é muito  atrativo,, muitas vezes acabam “salvando” o filme. Mas se o filme for bom também, maravilha! Uma das primeiras coisas que gosto de visualizar nos filmes é quando há uma belíssima fotografia, é um desperdício quando um belo local não é tão bem representado, com todos os atributos que merece, muitos filmes rodados em estúdios são também interessantes, como Hithcock que rodava tudo em estúdio, mas o filme rodado nas cidades verdadeiramente, isso representa muito. A arquitetura conta a nossa historia, a historia da humanidade, o cenário é divino,  vivemos nas cidades afinal. A partir de um artigo do Arcoweb onde é comentado alguns estilos arquitetônicos descritos em filmes, comentarei aqui algumas arquiteturas e cidades também interessantes, que podemos utilizar como referências em projetos, aulas e objetos de estudo, como já utilizei em algumas aulas. A primeira parte comentário das CIDADES e no próximo os estilos arquitetônicos. 

ROMA (Roman Holiday/ A princesa e o Plebeu/1953)

Roma muito bem representada,em meados de 1953, as ruas, as vielas, mesmo tudo em preto e branco, o clássico, noir, é possível reviver a magnifica Roma.
Nesta cena  Piazza di Spagnia, onde fica a Scalinatta, uma enorme escadaria, ao final da escada a Igreja de Trinitá del monti.
Filme que dá para ver quase toda a arquitetura da cidade, piu bela! A princesa Audrey Hepburn foge dos paparazzi em Roma  , filme que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz, além de indicações ao Globo de Ouro. As cenas da cidade demonstradas nos anos 50 é muito histórico, da vontade de programar a próxima viagem até lá´, e visitar todos os pontos do filme, classico!
Gregory Peck (o Jornalista) e  Audrey Hepburn ( A princesa)
Bocca de La veritá, essa escultura Boca da Verdade, fica na Chiesa di Santa Maria, Cosmedin, uma Igreja medieval do seculo VIII.
Aqui a princesa faz o teste colocando a mão em la bocca de la veritá.
Maravilhoso filme em todos os sentidos, Audrey Hepburn como estrela, Roma como pano de fundo demostrando seus locais históricos!


Agora é só planejar!!

No próximo ARQUITETURA E CINEMA II, será a vez da bela cittá PARIS, com Amelie Polain...

NEUROARQUITETURA EM LOJA COMERCIAL

PROJETO DE UM ESPAÇO COMERCIAL UTILIZANDO A NEUROARQUITETURA Com a Neuroarquitetura procuramos entender os espaços, trabalhar nesta interfer...