quarta-feira, 5 de abril de 2017

TAPETES: tipos e usos em Design Interiores

TAPETES
Quais as funções?
   Nos ambientes a figura do tapete possui tantas funções, que muitas vezes dita as regras e o estilo compositivo, o tapete complementa um espaço, o torna aconchegante, é peça chave na decoração, mas atenção ao dimensionamento, ás cores e texturas que podem valorizar ou acabar desvalorizando um ambiente. Podemos resumir as funções dos tapetes em:

• DELIMITA, DIVIDE AMBIENTES
• ORIENTA A CIRCULAÇÃO
• FATOR ESTÉTICO
• CONFORTO TÉRMICO
• ORGANIZA A DECORAÇÃO
• EM CADA AMBIENTE PODE SUGERIR UM EFEITO:

SALA= DESTAQUE,
DORMITÓRIO= AQUECER, HOME THEATER= ACÚSTICA,
SEPARAR ESTAR JANTAR,

OS TAPETES NÃO PRECISAM SER IGUAIS NO MESMO AMBIENTE.
Que luxo! Curiosidade: esta foto é de um  tapete persa do século XVII, que pertencia à Galeria de Arte Corcoran, foi vendido por US$33,7 milhões em um leilão. 
Posições e dimensionamento dos tapetes:

   Para não errar é importante utilizarmos algumas referencias, como o sofá por exemplo, seguindo a largura do sofá é possível tornar a composição agradável. Como regra deixe 10cm a mais da largura do sofá.

   Não cobrir 100% do piso também é uma das regras, laterais  em que fica aparecendo o piso trás mais leveza, dando a impressão que o piso quer "respirar". 


Nesta sala o tapete delimita a área dos sofás, os sofás são dispostos pelo dimensionamento do tapete, formando uma área de estar em torno da mesa de centro redonda

  TIPOS DE MATERIAIS E TEXTURAS


• FELPUDOS, UMA PEÇA ÚNICA E GRANDE, DE COR ÚNICA, DARÁ A SENSAÇÃO DE AMPLITUDE AO AMBIENTE
CIRCULAR  E FELPUDO: DETERMINANDO A COMPOSIÇÃO 


Tapete felpudo o favorito para os dormitórios


Tapete circular, delimita o ambiente


Circular em diferente composição, em três trechos


LISTRADOS: PODE-SE APROVEITAR A PERSPECTIVA QUE AS LINHAS CRIAM NO AMBIENTE, NÃO DEMONSTRAM MARCAS DE MOVEIS.


Compor tons do tapete listrado com a mobília e acessórios tornam a composição leve e atual.


Atenção: COM TRAMA TIPO BOUCLE , APARENTAM MAIS A DEFORMAÇÃO DEIXADA PELOS MÓVEIS


   •GEOMÉTRICOS: ATENÇÃO A HARMONIA ENTRE SUAS CORES E O MOBILIÁRIO, UTILIZE TONS RETOS E NEUTROS



TEXTURAS: RELEVOS : CRITÉRIOS NA COMPOSIÇÃO, EVITAR CORES MUITO FORTES
   •FIBRAS: ÓTIMA OPÇÃO, COMPOSIÇÃO RUSTICA OU CONTEMPORÂNEA
    IMPORTANTE!
   Mobilidade também é essencial ao pensar nos tapetes, pisos escorregadios tornam-se armadilhas com tapetes mais lisos ainda.
   •CUIDADOS E ATENÇÃO!  EM CASAS QUE RESIDAM IDOSOS: POIS EM LOCAIS DE PASSAGENS, PEQUENOS TAPETES MAIS PROPENSÃO A ESCORREGADAS, E OS TRABALHADOS PODE-SE ENROSCAR O PÉ.
   •CRIANÇAS:  EVITE TAPETES PEQUENOS
 •CUIDADO COM VASOS PRÓXIMOS AOS TAPETES (PROVOCAM MANCHAS)
 •USAR PRODUTOS ANTIDERRAPANTES EMBAIXO DO TAPETE (TIRAS DE BORRACHA NO MEIO E BORDAS)
   •TAPETE DEVE SER ASPIRADO NO SENTIDO DA TRAMA

  TAPETES TRADICIONAIS
    •TRADICIONAIS: OS TAPETES COM ARABESCOS REMETEM AOS TAPETES TRADICIONAIS PERSAS OU TURCOS, MAS FORMAM ÓTIMAS COMBINAÇÕES AO LADO DE PEÇAS CONTEMPORÂNEAS.
   •EVITAR PEÇAS DE VISUAL FORTE COM MOVEIS DE ÉPOCA, EXCESSO DE INFORMAÇÃO AO AMBIENTE 

OS ESTILOS DOS TAPETES:
TRADIÇÃO DO ORIENTE

Persa: modelos confeccionados no Irã, antiga Pérsia, que registram sua marca por meio de desenhos geométricos, medalhões e florais. As cores mais usadas são vermelho, amarelo e azul. É comum a presença de algodão e lã no corpo do tapete e seda no contorno dos desenhos.
Indiano: os tapetes não possuem tanta nitidez nos desenhos, mas abusam de florais nas estampas. Para os materiais, eles recorrem a uma mistura de viscose (substituto popular da seda) e lã. Apresentam bastante resistência.
Turco: de cores primárias vivas e fortes, os modelos fabricados na Turquia são repletos de figuras geométricas, animais e imagens de jardins. Os exemplares mais antigos recorrem à lã como material básico.
Europeu: um típico exemplo é o modelo Aubusson, criado no século 18 na França, que prioriza desenhos de arranjos florais. A estética é baseada em tonalidades neutras
Asiático: os modelos chineses buscam no movimento e na maciez seu trunfo de venda. Por isso, capricham no uso de fios altos (com mais de 10 centímetros) e buscam escolher as cores da moda.
Materiais naturais
•Mesmo com a tradição de materiais como lã, algodão e seda na confecção de tapetes, hoje é possível encontrar alternativas no mercado. Modelos de nylon, juta, bambu, sisal e linho oferecem boas opções e já mostram sua força. 
 Tapete Persa
   O tapete persa é uma parte essencial da arte e cultura persas. A tecelagem de tapetes é indubitavelmente uma das manifestações mais características da cultura e arte persas e remonta à antiga Pérsia.
   O luxo, a que se associam os tapetes persas, forma um surpreendente contraste com sua modesta origem entre as tribos nômades da Pérsia. O tapete era um bem necessário para proteger-se do inverno rigoroso. Posteriormente, converteu-se em um meio de expressão artística pela liberdade que possibilita principalmente a escolha de cores vivas e dos motivos empregados. Os segredos da tecelagem têm passado de geração em geração. Os artesãos utilizavam os insetos, as plantas, as raízes, as cascas e outros ingredientes como fonte de inspiração.A partir do século XVI, a tecelagem de tapetes se desenvolveu até converter-se em arte.

   Tapete iraniano: Nim farsh
•Irã, 100% artesanal, lâ tingida com pigmentos naturais e os desenhos em alto relevo com a técnica do kilim sobre base neutra
Tapete indiano o marroquino: Hambel

 Marrocos, confeccionado a mão, pura lã, desenhos intensamente coloridos, tecnica da base de tecelagem do kilim


Tapete paquistanês: Zieggler


Aproveitem as dicas e façam ótimas produções nos ambientes!!


Refrencias Bibliográficas:
Tapetes Morales
Antigo Persa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEUROARQUITETURA EM LOJA COMERCIAL

PROJETO DE UM ESPAÇO COMERCIAL UTILIZANDO A NEUROARQUITETURA Com a Neuroarquitetura procuramos entender os espaços, trabalhar nesta interfer...